
Nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, a equipe do Projeto Ariadnes teve o prazer de participar da Mostra do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC) e do Seminário de Iniciação Científica (SEIC) da Universidade Federal de Ouro Preto.
Na Mostra PIDIC, Ana Luiza Rodrigues e eu, Lia Junqueira – bolsistas – apresentamos o Projeto Ariadnes e alguns de nossos resultados, discutindo, através da perspectiva de gênero, sobre outras formas de observar o mundo e a mídia. Além disso, trouxemos exemplos de filmes e séries que já analisamos aqui no site, assim como a coleta de relatos, que dão forma às nossas ações.
Foi um momento importante para realização de intercâmbio dessas experiências, para nós que estamos no retorno do Ariadnes após o período de pandemia, e pudemos vislumbrar o futuro das ações em conjunto com outras semelhantes. O projeto foi criado em 2018 e retomado em maio de 2023 com alguns aspectos diferentes, como a implementação de um site e uma página no Instagram.
Citamos nossa primeira oficina, que ocorreu em 27 de setembro de 2023, na Semana de Integração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), denominada “Como ler a cultura a partir da perspectiva de gênero?” e falamos da participação e cobertura em eventos relacionados aos estudos de gênero dentro da universidade.
Na Mostra SEIC, Lívia Labanca e Maria Clara Soares, integrantes do projeto, apresentaram a pesquisa de Iniciação Científica denominada “Violência, Corpo e Trauma: Um olhar interseccional e decolonial sobre imagens de mulheres e meninas no audiovisual”, que também compõe as características de um olhar gendrado que propomos no Projeto Ariadnes.

O Encontro de Saberes é organizado pela UFOP, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Fundação Educativa de Ouro Preto (Feop). Ele foi criado em 2009 e reúne mostras de trabalhos de pesquisa (Proppi), extensão (Proex) e graduação (Prograd).
Por Lia Junqueira.
