Saúde e universidade: ações e projetos em gênero e sexualidade

Foto: Projeto Previna

A garantia de serviços de saúde básica e especializada para mulheres cishétero e pessoas LGBTQIAPN+ é uma pauta importante para a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Por aqui, existem alguns programas que realizam atividades como testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) gratuitamente; debate sobre bem-estar menstrual e distribuição de kits menstruais; realização de exames papanicolau para identificação de doenças como HPV e câncer de colo do útero. 

As questões de saúde relacionadas a esses grupos enfrentam estigmas na rede pública, inclusive por parte de alguns agentes de saúde, que não propiciam um ambiente seguro e confortável para realização de procedimentos. Isso faz com que as pessoas não procurem esses serviços e não chequem, de maneira adequada, seus exames e realizem tratamentos necessários. 

Dessa forma, a atuação da universidade vai em busca de quebrar preconceitos, viabilizar e facilitar o acesso a esses serviços e, além disso, conseguir rastrear e compor estudos sobre infecções sexualmente transmissíveis, câncer de colo do útero e HPV, por exemplo. Os projetos ampliam ainda o debate sobre os estigmas, fazendo com que as pessoas lidem de maneira leve sobre os temas. 

Conversamos com Claudia Martins, professora do departamento de Farmácia da UFOP, que nos apresentou melhor alguns dos projetos que estão em atividade atualmente na universidade. Eles são voltados para a população não somente ufopiana, mas também pessoas da cidade que podem acessar esses serviços, tudo gratuitamente. 

Projeto Âmbar

Criado em 2013 e registrado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o projeto busca identificar os desafios relacionados à saúde da mulher e elaborar ações para a prevenção e a proteção, no sentido mais amplo de saúde. Hoje, ele realiza e coleta exames de papanicolau (ou citologia oncótica) em unidades básicas de saúde de Ouro Preto, em parceria com serviços da prefeitura, e também no posto da universidade. 

Além disso, quando uma pessoa é identificada com lesões provocadas pelo vírus, a equipe do Âmbar promove o acompanhamento e prosseguimento com o tratamento previsto no Sistema Único de Saúde. 

Onde está? 

O projeto atua na rede de saúde pública de Ouro Preto, realizando coleta em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pela própria universidade no Centro de Saúde. 

Basta apresentar um documento com foto e o cartão do SUS. 

Conheça mais e acompanhe no Instagram do Projeto

Projeto Previna 

Com o intuito de amplificar e democratizar o acesso aos testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) das pessoas, o Previna promove exames de diagnóstico para hepatite B e C, HIV e sífilis. 

O projeto promove campanhas de prevenção, diagnóstico precoce, monitoramento e auxílio no manejo das ISTs, pensando em fatores como conforto, segurança e bem-estar das pessoas atendidas. 

Onde está? 

O Previna realiza atendimento nas segundas e terças, de 07h30 às 16h no Laboratório de Análises Clínicas da UFOP (LAPAC) – R. Nove, 27 – Bauxita, Ouro Preto.

Nas quartas, a equipe vai ao Centro de Referência e Acolhimento LGBTQIAPN+, de 8h às 12h – Rua Barão de Ouro Branco, nº. 82, bairro Antônio Dias. 

Não é necessário jejum para fazer a testagem. Leve documento com foto. 

Conheça mais e acompanhe no Instagram do Projeto.

Projeto Ciclo Saudável

Para atender as necessidades das pessoas que menstruam dentro da universidade, o Projeto Ciclo Saudável: Cuidado e Dignidade Menstrual na UFOP, distribui materiais menstruais, promove debates sobre o tema, para desmistificar e tornar esse momento mais simples na vida das pessoas. Os kits disponibilizados contêm absorventes, escalda pés, chá e informativos sobre o período menstrual.

O projeto promove também rodas de conversa para tirar tabus sobre os ciclos menstruais, que devem ser normalizados e todas as pessoas devem ter acesso aos materiais. 

Ele é direcionado para pessoas que estão sendo assistidas pela PRACE.    

Onde está? 

Você pode acessar esse formulário para fazer sua inscrição e, assim que for confirmada, poderá retirar o kit mensalmente em três pontos de distribuição. São eles: 

  • Centro de Saúde da UFOP (Rua Professor Paulo Magalhães Gomes, 122, Bauxita, Ouro Preto) – de segunda a sexta, de 9h às 15h; 
  • Núcleo de Assuntos Comunitários Estudantis em Mariana (ICHS – Campus Mariana Rua do Seminário, s/n, Mariana) – de segunda a sexta, 8h às 12h e de 13h às 16h; 
  • Núcleo de Assuntos Comunitários Estudantis em João Monlevade (com horários e dias de funcionamento a definir).  

Conheça mais e acompanhe no Instagram do Projeto.

Extra: 

Além dos projetos apresentados acima, a universidade realiza o procedimento de colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) no Centro de Saúde. Para dar início ao processo, vá até o postinho e faça uma consulta com um profissional responsável, realize os exames de HIV, Hepatites, Sífilis, Papanicolau e Beta HCG (exame de sangue que detecta gravidez). 

Após os resultados, caso não haja nenhum impedimento, basta agendar e realizar o processo, que vai de acordo com a disponibilidade do posto, tudo gratuitamente e feito por um médico direcionado para o serviço. Depois do procedimento, é preciso fazer um ultrassom para checar se o dispositivo está bem posicionado. E, passados 30 dias, tem um retorno para ver se a adaptação foi tranquila. 

Para o processo, os documentos necessários são: RG; CPF; Cartão do SUS e comprovante de residência. Este serviço é direcionado para estudantes da UFOP e também para comunidade ouropretana (unidade de saúde atende os bairros Bauxita, Lagoa, Vila Itacolomy e Vila Aparecida.)

Serviços Gerais: 

Os serviços de saúde da Universidade Federal de Ouro Preto também podem ser consultados no Centro de Saúde (ou Postinho da UFOP), no Morro do Cruzeiro em Ouro Preto – Rua Professor Paulo Magalhães Gomes, 122, Bauxita, Ouro Preto. 

Alguns atendimentos específicos necessitam de agendamento prévio. Confira mais pelo portal da UFOP.

Saiba mais sobre os projetos e sobre saúde na universidade:

Projeto Ciclo Saudável: Bem-estar Menstrual para Bolsistas da PRACE | ICEB – UFOP 
Projeto Ciclo Saudável: Cuidado e Dignidade Menstrual na UFOP – Confira 
Projeto PREVINA realiza campanha de prevenção e monitoramento das ISTs | Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP 
Programa Âmbar: Desafios e ações em saúde da mulher | Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP 
Ambar   

Por Lia Junqueira

Deixe um comentário