Ariadnes é um observatório de mídia, gênero e sexualidade, que busca desenvolver as discussões e a produção de conhecimento sobre temas como gênero e sexualidade, em interface com violência e infância. Somos um espaço para exercício disciplinado da crítica de mídia, como elemento da educação midiática.
Ao termos como norte a dimensão pedagógica da mídia em nossas vidas, elemento importante no processo de construção das normas e das performatividades de gênero e sexualidade, torna-se necessário discutir como os produtos da mídia atuam nesse sentido, no cotidiano e nas vidas dos sujeitos.
Acreditamos, dessa forma, que a educação midiática com recorte de gênero e sexualidade é essencial para: a) compreender a comunicação e seu papel nas performatividades de gênero e sexualidade; b) habilitar um consumo participativo, autônomo e cidadão dos produtos da mídia a partir de uma perspectiva gendrada; c) propor melhorias em coberturas jornalísticas e modelos de comunicação; d) formar comunicadoras e comunicadores com perspectiva crítica de gênero para atuar de modo transformador no campo.
O projeto integra o Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Ouro Preto (Prace-Ufop). Foi criado em 2018 e retomado em 2023. Também contou com financiamento da Chamada Universal 2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) até 2024. Em 2024, passa a integrar ação extensionista da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex-Ufop).
Por que Ariadnes?
O nome é uma metáfora da mitologia grega em alusão à princesa de Creta, Ariadne, que se apaixona por Teseu, descendente de Egeu. A princesa oferece a Teseu uma espada e um fio de lã para ajudá-lo na luta contra o Minotauro. O fio seria o caminho que seu amado faria para encontrá-la ao fim da luta. Ariadne, em diferentes finais, é abandonada, raptada ou assassinada. Para nós, cada Ariadne retoma o fio de seu destino ao relatar o trauma e, assim, caminhar um passo em busca de retomar o controle da narrativa da vida. A metáfora, nesse projeto, representa cada testemunho como uma Ariadne.
O que fazemos?
- Escutas testemunhais
- Crítica de mídia
- Reportagem
- Formação

Karina Gomes Barbosa
Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-Ufop). Pesquisadora feminista, com foco nos estudos de gênero e mídia, em interface com infância e violência e ênfase em audiovisual e jornalismo. Coordena o Ariadnes.
Currículo Lattes

Lia de Lima Junqueira
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto, foi bolsista no Projeto pelo Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC) da UFOP. Apaixonada pela cultura, política, leitura, escrita e uma visão de mundo com perspectiva de gênero. Redatora do Ariadnes.
Currículo Lattes

Maria Clara Soares
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Apaixonada pela leitura e escrita, especialmente sob um viés de gênero e sexualidade. Redatora do Ariadnes.
Currículo Lattes

Maria Luísa Sousa Reis
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-Ufop), na linha Práticas Comunicacionais e Tempo Social. Pesquisadora dos estudos de gênero e da cultura, com interesse em narrativa e representação midiática. Co-coordena o Ariadnes.
Currículo Lattes

Ana Luiza Rodrigues da Silva
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Admiradora de cinema, cultura e causas sociais. Redatora do Ariadnes.
Currículo Lattes

Sophia Ribeiro
Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Paulista perdida em Minas Gerais, adepta das lutas feministas e antirracistas. Bolsista de incentivo à diversidade e convivência do Ariadnes, e apaixonada por literatura, música, política, e escrita.
Currículo Lattes

Gabriel Maciel Penha
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto, voluntário no Ariadnes e bolsista no programa Pró-Ativa sobre a institucionalização do ensino de Gênero e Sexualidade no curso de Jornalismo da UFOP. Acredita em uma comunicação social que construa pontes e não muros.
Currículo Lattes

Ana Beatriz Justino
Mineira, graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e voluntária no Ariadnes. Bolsista de Iniciação Científica pela UFOP. Possui grande atração por cultura, gênero e assessoria de imprensa.
Currículo Lattes

Mariana Amaral
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e voluntária no Ariadnes. Apaixonada por fotografia, literatura e música, tem interesse em áreas de pesquisas sobre gênero, cultura e política.
Currículo Lattes

Maria Eduarda Guimarães
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e voluntária no Ariadnes. Admiradora dos livros e uma entusiasta das palavras, tem interesse em áreas de pesquisa sobre cultura, gênero e política.
Currículo Lattes

Marcela Pauline
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e voluntária no Ariadnes. Apaixonada por fotografia, música, escrita e cultura. Muito interessada em pesquisas sobre gênero, lutas sociais e política.

Natália Lima Amaral
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, representação, estigma, cinema e identidade.
Currículo Lattes

Rafaella Aparecida
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e bolsista PROEX. Apaixonada por literatura e cinema. Tem interesse por política, gênero e tecnologias.

Letícia Gabrielli
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e bolsista no Projeto pelo Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC) da UFOP. Apreciadora dos livros e apaixonada por fotografia e cinema. Tem interesse em política, mídia e identidade.
Ex-integrantes: Emily Soares, Giovanna Cabral, Hannah Carvalho, Jeane Polva, Livia Labanca, Mariana Hermidas.
