Nos momentos em que temos as ideias mais malucas ou quando precisamos de um ombro para chorar, é um alívio saber que existem pessoas com quem podemos contar. Muitas vezes são familiares ou companheiras(os), porém, as amigas ocupam um lugar especial em nossas rotinas e corações.
Am I Ok? (Está Tudo Bem Comigo? na tradução brasileira) mostra a trajetória de uma amizade, que, ao longo do tempo, passa por encontros e desencontros, sejam na vida amorosa ou profissional. O filme, lançado em janeiro de 2022, é dirigido por Tig Notaro e Stephanie Allynne e conta a história de Lucy (Dakota Johnson) e Jane (Sonoya Mizuno), duas mulheres bem diferentes que se identificam em uma relação de irmandade.
No auge de seus 30 e poucos anos, a dupla de amigas inseparáveis se vê um tanto quanto perdida; uma delas tem diversos conflitos com carreira e relacionamentos, enquanto outra parece estável, mas basta uma promoção no trabalho para girar tudo do avesso. No entanto, a relação das duas parece dar a confiança necessária para continuarem nesse mundo.
Quando as duas já acreditavam saber tudo uma sobre a outra, Lucy surpreende-se por entender que é lésbica e, por isso, seus inúmeros dates com homens não davam certo. Por outro lado, Jane recebe uma proposta de trabalho que a levaria para Londres – sua cidade natal, apesar de ter passado boa parte da vida nos Estados Unidos. Muitas mudanças para pouco tempo de reflexão e a relação das duas fica remexida.
Lucy está no auge de suas trapalhadas, da vida amorosa complicada e experimentações e sente que a falta de Jane irá piorar tudo – apesar de não admitir. Enquanto isso, sua amiga está lidando com o fato de deixar a cidade onde viveu por anos e começar do zero em outro lugar. Por mais que ela tenha um namorado, o Danny (Jermaine Fowler), Jane gostaria de estar partilhando esse momento com sua melhor amiga.
Quando acontecem esses desencontros e elas ficam um tempo sem conversar, Lucy tem suas primeiras experiências com uma menina de seu trabalho, mas, por ser uma iniciante no mundo sáfico, logo vê que estava numa desilusão amorosa. E, nessas idas e vindas de novos dates com mulheres, ela vai se descobrindo e se encontrando consigo mesma. Algo interessante da trama é: ela não se resume apenas ao romance, apesar de dedicar tempo a ele. Mas, amizade é quem ganha o papel principal de Am I Ok?.
No final das contas, elas entendem que não importam os relacionamentos, ou o medo de mudar de país em busca de um sonho profissional, se elas têm o apoio uma da outra, já é suficiente. É algo que podemos refletir sobre a presença feminina em nossas vidas, em que há sempre uma figura de cuidadora. Nossas mães, avós, tias, amigas, professoras, companheiras e todas as outras que ocupam lugares tão especiais para nós e nos fazem crescer.
Representações como essa nos fazem acreditar que é possível ter o apoio e o carinho de nossas melhores amigas e não precisamos, necessariamente, depender de relações românticas para isso. Lucy é o amor da vida de Jane, assim como Jane é o amor da vida de Lucy e sem pensar no clichê de “me apaixonei pela minha melhor amiga”, mas sim enxergá-la e colocá-la nesse lugar de fraternidade mesmo.
Às vezes, o que mais precisamos é do abraço, apoio e presença das nossas amigas-amores para seguirmos nessa rotina difícil do trabalho, faculdade, relacionamentos e até mesmo outras amizades. É importante saber que podemos contar com elas sempre que precisamos e que é recíproco.
Serviço
Título Original: Am I Ok?
Onde assistir: Max (antiga HBO Max)
Classificação indicativa: 14 anos (A14)
Classificação da autora: 14 anos (A14)
Justificativa: O filme aborda dilemas da amizade e da vida adulta de maneira orgânica.
Gênero: Comédia/romance.
Por Lia Junqueira.
